0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

A trajetória de um jornalista em 160 páginas

Gilberto Jasper Jr retrata no livro sua trajetória de 40 anos como jornalista
O livro “O tempo é o senhor da razão e outras crônicas” será lançado no dia 21 de novembro e já pode
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

O jornalista e colaborador do Jornal Bom Dia, Gilberto Jasper Jr. está lançando seu primeiro livro com o título “O tempo é o senhor da razão e outras crônicas”  

Jasper, 59 anos, nasceu em Arroio do Meio, no Vale do Taquari e tem mais de 40 anos de profissão e mantém sua coluna semanal em cinco jornais do interior (entre eles, o Jornal Bom Dia).

Trabalhou por 11 anos no jornal Zero Hora, nove como repórter de geral e dois como subeditor do interior

Atuou também na Assessoria de Comunicação do ex-governadores Antônio Britto e Germano Rigotto. Na presidência da Assembleia Legislativa, trabalhou com Paulo Odone Ribeiro e Frederico Antunes   

Teve ainda uma passagem de 7 anos no Tribunal de Justiça e assessorou quatro presidentes e ainda foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) que prevê a construção de Centros de Juventude.

O primeiro emprego do jornalista como assessor foi com o falecido Bernardo de Souza, na secretaria estadual da Educação , no governo de Pedro Simon.

Recentemente esteve frente à assessoria do deputado estadual Tiago Simon e desde o início deste ano é o Coordenador de Comunicação do Tenente Coronel Zucco, deputado estadual.

Num bate-papo, Jasper, traz detalhes do livro, que já pode ser adquirido pela internet

 

O lançamento está previsto para quando?

Jasper: O lançamento acontecerá no dia 21 de novembro no Chalé da Praça XV, um prédio de grande valor histórico no centro de Porto Alegre, a partir das 18h30min. Tenho convites para lançamento em Santa Cruz do Sul, Farroupilha e Lajeado, onde publico minhas crônicas, e também em Arroio do Meio, minha terra natal. E espero também, estar em Erechim.
 

A obra, com tantos assuntos, exigiu um trabalho hercúleo?
Jasper: São 160 páginas contendo crônicas publicadas em diversos jornais do Interior, além de contribuições em veículos de Porto Alegre, bem como sites e blogs de amigos, jornalistas. Há, ainda, textos veiculados em meu blog, atualmente desativado. Estes textos foram divididos nos temas: amigos, futebol, memória, política, jornalismo, sociedade e família. Muitos se entrelaçam em mais de uma categoria. Mas é um trabalho que gosto de fazer. É um pouco da minha vida nessas páginas.

 

Apesar de uma carreira recheada, com passagens importantes por vários locais, esse é o seu primeiro livro?

Jasper: Sim, é meu livro de estreia. Trata-se do resultado de mais de 40 anos de jornalismo como repórter, subeditor, assessor e consultor de comunicação em veículos de comunicação e órgãos públicos e privados.

 
O que lhe inspira a escrever e seus objetivos com teus textos?


Jasper: A inspiração vem da observação do dia a dia. Como repórter de Zero Hora, por exemplo, trabalhei nove anos como repórter de Geral, viajando por todo o Rio Grande do Sul na companhia de excelentes profissionais. Também há muitas histórias da minha infância na minha terra natal, Arroio do Meio, de comícios com meu pai , das reuniões dançantes, somando às aventuras pelo Estado andando de carona com mochila nas costas.

 

A família é o pilar de tudo. Você reservou um espaço especial para a sua no livro?

Jasper: No dia a dia relato no livro inúmeros episódios vividos com minha esposa (Cármen Nunes, também jornalista) meus filhos – atualmente com 24 (Henrique, jornalista) e Laura, 25 anos, estudante – além de personagens e fatos que observo na rotina. Uso transporte público para ir ao trabalho. Caminho 20 minutos e observo tudo à minha volta. A rotina é a melhor inspiração.

 

O jornalismo no interior tem suas peculiaridades. O início de sua carreira tem espaço no livro?

Jasper: Tenho histórias, ainda, dos tempos do jornal O Alto Taquari, onde era o único funcionário e andava com três blocos a tiracolo: um para anotações da matéria, outro para vender assinaturas e um terceiro destinado à comercialização de publicidade. Eram bons tempo!

 
Dados técnicos

 Nome da obra: “O Tempo é o Senhor da Razão e Outras Crônicas”

Editora: Pubblicato Editora, Porto Alegre

Número de páginas: 160 páginas

Onde poderemos encontrar à venda: Através das redes sociais. Já está à venda com possibilidade de receber em casa, com compra pela internet e entrega feita pelos Correios. Pode ser adquiro pelo endereço eletrônico: https://pag.ae/7VpZsTGQu ou https://pag.ae/7VpZqKGxJ 

 

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas