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Estacionamento rotativo: 10 minutos de tolerância

Concessionária afirma que esse é o tempo que o motorista tem depois de colocar o carro na vaga para não ser registrada a irregularidade. Mas não pode passar disso

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Os 10 minutos começam a contar a partir do momento que o monitor chega no carro
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Ígor Dalla Rosa Müller

O estacionamento rotativo em Erechim está há pouco mais de dois anos em funcionamento no município sob a coordenação da concessionária Stacione. O novo formato divide opiniões, mas se o motorista parar e pensar como estava antes, era quase impossível conseguir estacionar nas áreas centrais de Erechim. No entanto, a existência de vagas hoje em praticamente todas as áreas do comércio local veio com um custo.

O empresário erechinense, David Fink de Lima, que tem duas lojas no centro e uma clínica veterinária, e precisa circular nessas lojas durante o dia para levar e buscar mercadorias nos estabelecimentos, está insatisfeito com o estacionamento rotativo, principalmente, com a falta de tempo logo ao chegar na vaga, com os carros cadastrados da empresa. “A tolerância é zero no estacionamento, eles estão cobrando na hora que estaciona, tem dias que gasto R$ 20 para ir três, quatro vezes ao centro”, diz.

E, acrescenta, “na terça-feira (16) um veículo meu estacionou quatro vezes no centro, mas ficou nessas quatro vezes no máximo 10 minutos, 8 minutos em cada local, não chegava a fechar os 10 minutos, porque era para trocar ou descarregar mercadoria, e mesmo assim, fomos cobrados por 5 horas de estacionamento. Aí acaba que estou queimando dinheiro, gasto mais de R$ 150 por semana de estacionamento”.

Para a supervisora administrativa, Iliane Oldoni, com mais de uma loja no centro de Erechim, a empresa não está enfrentando dificuldades com relação ao estacionamento. “Para descarga das mercadorias usamos as vagas de carga e descarga. E como as lojas são próximas umas das outras, para visitas vamos a pé. Por enquanto, sem maiores problemas”, disse.

Segundo o gerente administrativo, Renato Silva de Moura, o estacionamento rotativo está funcionando bem no município. “A situação do estacionamento melhorou”, disse. E, acrescenta, “cheguei na empresa e disse que não ia demorar para o monitor, fui só pegar um documento. Eu saí sem estresse e não paguei o estacionamento”, comentou. Ele explica que o carro está cadastrado, aí se passar dos 10 minutos de tolerância o monitor vai conferir e colocar o tíquete.

Stacione Rotativo

Segundo o supervisor da Stacione em Erechim, Waldecir Pereira, o cliente tem 10 minutos de tolerância. “Ele pode ir na farmácia, pegar um documento, mas não pode passar dos 10 minutos. Isso não foi a empresa que determinou, é uma lei municipal, e a gente apenas cumpre o que está na lei”, explica.  

Ele explica que os 10 minutos começam a contar a partir do momento que o monitor chega no carro. “O monitor vai chegar no veículo, vai digitar a placa do cliente no sistema e vai esperar os 10 minutos”, diz.

Porém, observa o supervisor, o cliente não pode esquecer e deixar o carro estacionado sem tíquete mais que 10 minutos. “Antes dos 10 minutos não tem como dar irregularidade, o sistema não permite. Caso passe dos 10 minutos e o cliente não ativou o tíquete dele, aí o monitor vai registrar a irregularidade”, comenta.

Waldecir observa que o monitor vai passar pelo veículo cadastrado depois de 10 minutos e vai debitar uma hora. “Não foi a empresa que determinou isso, mas a lei”, disse. E, acrescenta, “o cliente tem a opção de colocar 30 minutos pelo aplicativo e tem a opção de colocar 30 minutos solicitando para o monitor”, diz.

Segundo ele, os monitores têm bom senso e são orientados para aguardar uns minutos a mais também. “A gente cumpre a lei, mas tem também o bom senso de aguardar uns minutos, quando o cliente fala que não vai demorar, essa é uma orientação da empresa”, diz.

Conforme o supervisor, se o usuário tem o aplicativo não precisa ir até o monitor, ele ativa o período que quiser sendo o mínimo de 30 minutos. “Se não quiser usar o débito automático, o cliente tem que estar ciente que corre o risco de receber uma irregularidade. Os 10 minutos de tolerância são para ao cliente ir até o parquímetro, ponto de venda ou até o monitor para comprar o tíquete”, afirma.

Ele ressalta que o cliente tem opções e a contagem do tempo começa a partir do momento que o monitor passa pelo carro. “Isso é padrão”, diz. E lembra que 10 minutos antes de acabar o tempo, por exemplo de duas horas, será enviado uma mensagem para o cliente dizendo que ele precisa rotacionar.

Parquímetros

Com relação aos 30 parquímetros instalados a empresa está tendo problema com vandalismo. “Temos muitos deles destruídos, danificados, hoje tem uns 7 com problemas, e uns terão que ir até para a fábrica, porque a gente troca a peça e dá outro problema”, diz.

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