21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Saúde

Hospital Santa Terezinha estima readequações na renovação de contrato

Proposta apresentada ao governo estadual solicita readequação dos serviços prestados em áreas contratualizadas

teste
Diretor executivo Alberto Tamburrino
Por Izabel Seehaber izabel@jornalbomdia.com.br
Foto Izabel Seehaber

Recentemente o Jornal Bom Dia noticiou que a renovação do contrato da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim com o Governo do Estado está em andamento e aguarda os últimos ajustes técnicos. O contrato tem renovação anual e vencerá no dia 16 do próximo mês.

Na manhã de ontem, a equipe de reportagem conversou com o diretor executivo da Fundação, Alberto Luciano Tamburrino, o qual comentou sobre a expectativa de readequações para o próximo contrato.

Segundo ele, na proposta apresentada ao governo estadual, estão sendo solicitadas algumas mudanças com o objetivo de ampliar os serviços prestados em algumas áreas contratualizadas e que o hospital tenha estrutura para oferecer atendimento, readequando com supressão em áreas em que não há demanda.

Atualmente o hospital Santa Terezinha atua na prestação de serviços de média e alta complexidade. Tamburrino explica que na média complexidade, a instituição recebe os recursos com limitações por área, conforme já previsto no contrato.

Já na alta complexidade, os pagamentos por parte do Estado ocorrem conforme a produção, ou, neste caso, de acordo com os atendimentos realizados, sem limitações.

Nesse contexto, além dos dados quantitativos, o diretor salienta que o hospital também recebe um incentivo estadual que considera os dados qualitativos, referentes à qualidade dos serviços prestados. Para isso são analisados mecanismos de comprovação dessas práticas, os quais, conforme Tamburrino nem sempre observam as características particulares de cada entidade hospitalar. Sendo assim, existem áreas que o hospital não possui habilitação para atender, pois o centro de referência é em outra localidade, mas acaba sendo avaliado também nesse quesito. "É o Estado quem define a estruturação dos serviços prestados no hospital e há áreas, tais como a traumatologia, que merecem um aumento nos recursos repassados. No campo da oncologia, o contrato prevê que seja disponibilizado 20% de vagas para os primeiros atendimentos (não incluindo as pessoas que já estão em tratamento). Na FHSTE a demanda do último trimestre é de aproximadamente 10%. Pensamos em otimizar o atendimento nas diferentes áreas e ampliar onde for necessário", declarou, citando ainda, que com os recursos existentes, o hospital não consegue realizar investimentos e ampliações, por exemplo. Para isso, a entidade conta com a complementação da municipalidade ou emendas parlamentares. 

A estimativa, conforme a administração do hospital, é que em torno de 600 mil pessoas de Erechim e região sejam atendidas na FHSTE, sendo que em média, 1 mil atendimentos diários.

 

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;