21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Museu Municipal: precisamos pensar grande se queremos ser grandes!

teste
Não vejo um melhor local que o prédio da Prefeitura de Erechim, para abrigar um museu municipal. E i
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

Sempre que viajo, sou fascinado por museus. Parece um imã que me puxa para esses lugares. Esse fascínio se deve ao fato da importância que os museus exercem sobre a sociedade para ampliação da formação cultural, pois reconhecem as transformações da inteligência quando os expõe em seus eventos e salas, desvelando o que está aparentemente encoberto para o grande público.

Ligação do presente com o passado e o futuro

museu é um espaço de práticasmemóriascostumes tradições de variadas culturas em diferentes momentos da história. Ele liga o presente com o passado e o futuro. É um lugar que possibilita ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica. Uma gama elevada de ações.

Erechim necessita de um museu municipal

Mas por que estou escrevendo sobre museus? Pelo simples fato de Erechim, uma cidade com mais de 105 mil habitantes, 105 anos, não ter um museu municipal. Todos os governos municipais que passaram pela prefeitura, nunca apresentaram um projeto sobre o tema. E várias cidades no nosso entorno tem seus museus.

O local ideal

Com a construção do Centro Administrativo, em alguns anos o prédio da prefeitura será desocupado. Pela história que a edificação guarda, pela sua arquitetura e localização, não vejo um lugar melhor para receber um museu. Uma ideia para os governantes.

Memorial Legislativo, um exemplo positivo

O Memorial Legislativo, inaugurado ontem em Erechim, é um exemplo positivo de resgate da história, mas restrito à sua atuação. Já pensou tudo num só local? Creio ser um indutor da autoestima de uma população e proliferação do conhecimento.

História e cultura fomenta o turismo

Escrevi isso, num momento onde Erechim e região estão trabalhando o turismo, como nunca antes. E a cultura e a história fazem parte do turismo, basta ver Minas Gerais e países da Europa. A história atrai turistas e tem que ser agregado ao turismo de negócios, religioso, das águas, das pequenas propriedades. Precisamos pensar grande, se queremos ser grandes!

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas