20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Carnaval de Erechim começa neste sábado

Desfiles e shows marcam as programações do feriado

teste
Acadêmicos do Chalaça
Batucada Abençoada
Terapia Sonora
Por Vivian Mattos
Foto Arquivo Pessoal

A partir deste sábado,10, a folia estará espalhada por Erechim com diferentes programações alusivas ao feriado de Carnaval. Os que desejarem festejar, terão a opção de prestigiar a programação organizada pela Prefeitura de Erechim ou as celebrações promovidas pelo Clube Esportivo e Recreativo Atlântico.
Desfile de Rua

A programação do Desfile de Rua, organizado pela Prefeitura de Erechim, acontecerá no domingo, 11, a partir das 17h na Av. Maurício Cardoso, iniciando no Viaduto Rubem Berta e terá ponto de dispersão na primeira quadra da Avenida Sete de Setembro. O momento contará com a participação de Escolas de Samba, Blocos de Carnaval e crianças no Bloquinho Kids.
Confira a ordem do desfile:

1. Abertura com Rei e Rainhas;

2. Bloquinho Kids;

3. Batucada Abençoada;

4. Terapia Sonora;

5. ConCEVADOS Lupulando

6. Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça de Passo Fundo;

7. Escola de Samba Leões Dourados de Getúlio Vargas;

8. Corte Oficial do Carnaval de Cruz Alta;

9. Escola de Samba Unidos de São José de Cruz Alta;

Terapia Sonora
Entre os grupos que estão organizados para participar do desfile e tomar as ruas no domingo, está o bloco Terapia Sonora - Saúde Mental em Harmonia, que têm suas raízes em práticas expressivas, musicais e artísticas desenvolvidas na Secretaria de Saúde de Erechim, por meio do setor de Saúde Mental e seus dispositivos de cuidado desde o ano de 2021.

Segundo o bloco, com a aproximação do desfile, surgiu a iniciativa de formar um coletivo, reunindo trabalhadores de saúde, usuários e seus familiares em uma expressão conjunta.Além das melodias e ritmos, o Bloco Terapia Sonora tem um caráter integrador, criando um espaço onde a diversidade se apresenta de maneira harmoniosa. “Temos um agradecimento especial ao presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Darlan Dalla Roza, cujo apoio tem sido fundamental nesse projeto visionário, reafirmando o compromisso da associação com iniciativas inclusivas e culturalmente enriquecedoras em nossa comunidade”, destacam.

Batucada Abençoada

Com uma atuação de seis anos em Erechim, a Batucada Abençoada, estará presente no desfile, levando o amor de Jesus nas canções em ritmo de samba e buscando tocar o coração de quem estiver disponível a escutar. O grupo
surgiu com a intenção de fazer algo novo, mostrando para as pessoas que é possível vivenciar o evento nacional, cultural e popular, levando como base os princípios e mandamentos de Jesus.
O grupo destaca que os expectadores, poderão esperar um desfile com uma alegria verdadeira, amor, compaixão e uma forma de canal de benção de Deus para todos que estiverem recebendo a mensagem pelas letras das canções. “Nosso objetivo é falar do amor de Jesus para o maior numero de pessoas”, definem.
Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça de Passo Fundo
O grupo que virá festejar junto com os erechinenses, a Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça de Passo Fundo, está ansiosa para a chegada do desfile. Segundo o representante, Felipe Machado, estão sendo preparados destaques e seguimentos para serem levados às ruas. “Estamos muito felizes pelo convite de participar nessa retomada do Carnaval de Erechim, é um momento importante. Foi uma bela iniciativa que o pessoal da organização, muito bacana terem procurado escolas de samba tradicionais para estarem participando e com certeza será um grande evento”, destaca.
Carnaval Rio Show
A nostalgia dos gêneros musicais tradicionais brasileiros, continua sendo resgatada ao som das marchinhas e estará presente na apresentação Banda Rio Carnaval Show, na terça-feira,13, às 17h, na Praça Jayme Lago. Segundo os músicos, Paulo César Casarin e Jaime Simoni, o grupo focado em resgatar músicas autênticas aos moldes do carnaval das décadas de 60,70,80 e 90 em que as marchinhas e o samba de raiz do Rio de Janeiro predominavam, espera poder repassar essa essência ao público presente. “Queremos compartilhar nosso repertório com pessoas usando fantasias, espalhando confetes e serpentinas em um ambiente com o brilho festivo do carnaval”, disse Jaime.

Cervejarias

Como forma de estimulo turístico e comercial, nos dois eventos, quatro cervejarias artesanais de Erechim vão participar comercializando bebidas.

Carna Galo do CER Atlântico

A diretoria do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, estará promovendo no sábado, 10, e no domingo, 11, uma celebração do Carnaval 2024 para o público jovem e adulto. No sábado, o Parque Esportivo do Atlântico, a partir das 17h30, será palco para a energia contagiante do Pagode Muleke Atrevido. No domingo, o foco será a diversão das crianças, a partir das 15h30, no Salão Social com o tradicional Carnaval Infantil, com desfile de blocos, fantasias e concursos.

Os interessados podem entrar em contato com a secretaria do clube pelo telefone 3321-1321.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas