O mês de setembro é um marco para os amantes dos festejos da Semana Farroupilha, indo de encontro a essas celebrações, o “Café com Leitura” contou com a presença de convidados que se dedicam ao tradicionalismo gaúcho. O evento, promovido pela Academia Erechinense de Letras (AEL), foi realizado na tarde de quarta-feira (11), na Biblioteca do Sesc de Erechim.
Homenagem a cultura gaúcha
A Academia Erechinense de Letras (AEL) organizou o encontro para saudar a data comemorativa e proporcionar um espaço de apreciação e debate sobre a tradição do Rio Grande do Sul. A biblioteca estava decorada com banners sobre João Simões Lopes Neto e sua obra “Contos Gauchescos”, além da bandeira do Rio Grande do Sul projetada de forma central. A atividade contou ainda com a presença de convidados ilustres: Luiz Antônio Torres, Patrono dos festejos Farroupilhas de Erechim, Manuela Portela, 2ª Prenda Juvenil do Estado, e Júlia Santin, Prenda da Frinape 2024.
Os visitantes puderam desfrutar de um tradicional café e chimarrão, enquanto as agentes do Sesc, Leidi Barbieri e Fernanda Barbosa, realizaram a leitura de um dos contos de João Simões Lopes Neto e fizeram a declamação do hino riograndense.
Documentário “Coração Missioneiro”
A ocasião também serviu como um momento para a divulgação do documentário “Coração Missioneiro”, coordenado por Marco Aurelio Pedot. Financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto busca resgatar a história dos Sete Povos das Missões e dos Jesuítas indígenas. A produção audiovisual é exibida em três episódios com acessibilidade em libras, estreou no dia 1º de agosto e está disponível para acesso gratuito.