16°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Cultura

Imersão Teatral em Erechim: Projeto a partir da obra de Ivo Bender leva literatura e arte aos jovens

Dueto Produções promove oficinas de leitura dramática e acessibilidade cultural, enriquecendo a experiência de estudantes do Ensino Médio através da dramaturgia contemporânea

teste
Em Erechim, as oficinas de LD acontecem durante a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena
com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do S
Por Assessoria
Foto Jolcinei Luis Bragagnolo

A Dueto Produções Culturais e Artísticas Ltda. vem realizando as atividades previstas para Erechim/RS, referentes ao projeto “A dramaturgia ‘brevíssima’ de Ivo Bender: reedição e leitura dramática, pela imersão dos jovens leitores no universo da literatura e do teatro”. O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, da SEDAC/RS. O projeto oferece oficinas e sessões de Leitura Dramática (LD) para frequentadores de bibliotecas públicas e alunos da rede pública, que caracterizam os jovens leitores mencionados no título.

 

Em Erechim, as oficinas de LD acontecem durante a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de novembro, com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, nas dependências do campus de Erechim. Os participantes receberam os exemplares do livro “Nove textos breves para teatro”, de Ivo Bender, publicado pela Dueto Produções no contexto do projeto, a partir do qual as oficinas acontecem.

 

A condução das oficinas está a cargo de Fabiano Tadeu Grazioli, que também é coordenador do projeto. No conjunto de oficinas, estão dois encontros dedicados a jogos teatrais criados a partir das peças do livro, que serão desenvolvidos pelo ator Bruno César Santos junto aos participantes. As diversas frentes do projeto, desde a reedição e a publicação da obra mencionada, contam com a assessoria de Jolcinei Luis Bragagnolo.

 

As atividades têm acessibilidade, oferecendo tradução em LIBRAS, realizada por Aline Miguela Teles e Roseli Márcia Benati Krebs uma característica dos projetos da Lei Paulo Gustavo, que precisa tornar-se uma constante nas atividades artísticas e culturais. No próximo semestre, os municípios de Gaurama, Barão de Cotegipe e Três Arroios receberão as atividades, no mesmo formato, que corresponde a uma proposta metodológica que surgiu a partir das pesquisas do coordenador, Fabiano.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas