21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Primavera Cultural encanta público no São José

Evento que lotou o ginásio do colégio teve como tema “Lembranças de um eterno aprendiz”

teste
Primavera Cultural.
dança.JPG
declamação.JPG
neta e avô.JPG
somostodasCapitu.JPG
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cores, sons, conteúdo e protagonismo juvenil marcaram mais um espetáculo do Colégio Franciscano São José aberto à comunidade. O projeto Primavera Cultural, realizado na noite da quinta-feira (22), teve como tema “Lembranças de um eterno aprendiz”, o qual lotou o ginásio da escola.

A programação da noite foi elaborada pelos estudantes e equipe pedagógica com o intuito de relembrar as vivências da época da escola, contemplando as diferentes áreas do conhecimento no dia a dia, abordando aspectos teóricos e práticos. Por meio de releituras de obras de Platão, Machado de Assis, Millôr Fernandes, Manuel Bandeira, Leonardo da Vinci, e de músicas de Engenheiros do Hawaii, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Zé Ramalho, Chico Buarque, Cássia Eller e Raul Seixas, entre outros, os estudantes, que declamaram poemas, interpretaram temas e canções, chamaram a atenção para assuntos como política, ideologia, censura, repressão e direito do exercício da liberdade, desenvolvimento humano, química e física aplicada.

Na encenação da Capitu, personagem icônica, do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, o público se emocionou com a obra que ultrapassa o tempo e os dramas encontrados nela ainda são vivenciados nos dias atuais, mesmo que sua primeira edição seja de 1899. O autor realista começa mostrar desde aquela época uma mulher real com grandes qualidades, defeitos e desejos e de alguma forma descreve a mulher atual como ninguém.

Imagine, de John Lennon, tocada ao piano, cuja letra encoraja o ouvinte a imaginar um mundo de paz ratificou o tom do espetáculo retomando a reflexão sobre o viver de forma desapegada de bens materiais.  Um diálogo entre avô e neta, ao longo de todo o espetáculo, entre uma cena e outra, confirmou o quão a Língua Portuguesa é rica em vocabulário e proporciona incontáveis conversas. O espetáculo encerrou com a música “O que é, o que é?, de Gonzaguinha.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio, professora Cleci Luisa Lovera, Primavera Cultural é um projeto que visa criar um espaço para que os estudantes desenvolvam e expressem suas habilidades, envolvendo trabalho em equipe com colegas e professores e apoio da comunidade. “A iniciativa culmina com o espetáculo aberto à sociedade, cuja atividade perpassa por todas as áreas do conhecimento. Celebro o entusiasmo e envolvimento dos estudantes, das famílias, do colégio e, em especial da comunidade, que prestigiou esse momento de cultura e saber”, disse.

A diretora do Colégio, Ir. Silvana Arboit, que acolheu o público, destacou o protagonismo dos adolescentes e jovens, estudantes como atores principais, fontes de iniciativa, de opção, de planejamento, de resolução de conflitos, de compromisso, de autonomia e responsabilidade. “Mais uma vez se confirma que nosso Colégio educa para o conhecimento e para a vida, buscando valorizar as potencialidades de cada um”, afirmou, parabenizando todos os envolvidos no espetáculo por ousarem mais uma vez, unindo a teoria com a prática da vida cotidiana e externando gratidão, também, a todos os patrocinadores e aos pais incansáveis colaboradores.

 

   

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;