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Cultura

A música como aliada no desenvolvimento educacional

Professores da Escola de Belas Artes de Erechim explicam os benefícios pedagógicos da música no processo de aprendizado

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Belas Artes Erechim
Por Gabriela de Freitas
Foto Milena Mezalira (Comunicação PME)

A música tem se mostrado uma poderosa ferramenta pedagógica no desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, como concentração, postura e inteligência emocional. Segundo Aguinaldo Jaime Moreira, professor de teclado eletrônico na Escola de Belas Artes de Erechim, durante as aulas, o aluno precisa se concentrar para ler a partitura e executar a peça corretamente, o que também favorece outras áreas do aprendizado.

“A música envolve conceitos matemáticos e desenvolve a percepção sensorial, além de ajudar a melhorar o raciocínio lógico,” afirma Aguinaldo.

Desenvolvimento cognitivo e motor

Darlene de Almeida Quadros, professora de piano, complementa dizendo que a música trabalha não apenas a concentração, mas também a postura e a sensibilidade.

“Ela exige que o aluno se sente corretamente, tocando com postura e desenvolvendo a percepção musical,” destaca Darlene. Rodrigo Garcez, também professor de piano e teoria musical, ressalta que a música mobiliza várias habilidades simultaneamente, como a leitura de partituras e a resposta do corpo, refletindo positivamente no desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos.

A música como ferramenta para superar a timidez

Além disso, a música tem um papel fundamental na superação da timidez. De acordo com Garcez, “à medida que o aluno se prepara para se apresentar, ele começa a superar o medo e a ganhar confiança.” As apresentações iniciais, embora causadoras de ansiedade, são importantes para o crescimento emocional dos estudantes, que ganham autoestima, principalmente quando há o apoio de familiares e amigos.

Inteligência emocional e a música

A música também é uma excelente maneira de trabalhar a inteligência emocional. Garcez explica que ela permite ao aluno expressar sentimentos como alegria, medo e paixão, facilitando a compreensão e a identificação dessas emoções.

“O aprendizado musical vai além da técnica e contribui para o autoconhecimento, preparando os alunos para se conectar de maneira mais profunda com suas emoções e com os outros,” afirma Garcez.

Experiência de estudantes com a música

A transformação dos alunos ao longo do aprendizado musical é evidente. Muitas vezes, eles experimentam mudanças positivas em suas atitudes, comportamento e desempenho escolar, já que a música promove autoconfiança e um melhor entendimento de suas emoções. Rodrigo Garcez compartilha:

“É comum ouvir dos pais que seus filhos mudaram comportamentos após começarem a estudar música. As crianças melhoram suas notas na escola e se tornam mais organizadas.”

A importância da arte na vida das pessoas

Juliano dos Santos, diretor da Escola de Belas Artes, relata que a arte, em suas diversas formas — música, teatro, dança e artes visuais — tem um papel transformador na vida dos alunos. “Acreditamos muito nessa transformação que a arte pode fazer na vida das pessoas”, afirma Juliano.

Ele explica que a arte trabalha diretamente com as emoções. “Toda letra de uma música, por exemplo, tem um fundo de história que envolve sentimentos e emoções. Quando o aluno tem essa predisposição para fazer arte — e aqui estamos falando especificamente da música — ele desenvolve uma sensibilidade diferente, uma percepção única.”

O diretor também compartilha sua experiência com jovens, observando como, ao oferecer liberdade para que criem e experimentem, eles se conectam profundamente com a arte. “Trabalho muito com jovens e vejo claramente como, quando damos propostas para eles, oferecendo liberdade para criarem e sentirem essa sinestesia, eles realmente se conectam com a arte de uma maneira profunda. Eles começam a curtir a música de uma forma pessoal, tocando e se sentindo como aquele artista. É um processo muito enriquecedor, que vai além da técnica — é uma vivência emocional e criativa”, finaliza Juliano.

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