21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Cultura

Projeto Flamenco ao Ar Livre leva dança aos espaços públicos de Erechim

Aulas abertas à comunidade oferecem encontros mensais que integram arte, natureza e bem-estar

teste
Iniciativa ocorreu no Parque Natural Municipal Longines Malinowski.JPG
Por Vivian Mattos
Foto Vivian Mattos

Na tarde do último domingo (23), o Parque Natural Municipal Longines Malinowski foi palco da primeira atividade do projeto Flamenco ao Ar Livre, reunindo homens e mulheres em uma experiência cultural de contato direto com a natureza.

 

Criar memórias e novas perspectivas
Idealizado pela professora de Dança Flamenca, Thaís Virgínia Rigo Loch, o projeto nasceu de uma inquietação pessoal e profissional. "Depois de muitas vivências no meu processo de ensino e aprendizagem, percebi que, muitas vezes, limitamos o fazer artístico a um espaço físico tradicional, como a sala de aula. Então pensei: por que não viver a dança para além dele?", conta Thaís. Segundo ela, a proposta é não apenas ocupar espaços públicos, mas vivenciá-los de forma consciente, criando memórias e novas perspectivas de convivência por meio da arte e do movimento.

 

O Flamenco
O flamenco, tradicional manifestação cultural da região sul da Espanha, tem raízes profundas, formadas pela confluência de diversos povos, como os ciganos, mouros, negros, judeus e andaluzes, sendo algo muito além da dança. "O flamenco é uma arte universal, que fala sobre todas as emoções humanas. Ele dialoga com a nossa busca por nós mesmos, pela nossa história de vida, nossos silêncios, amores, dores e alívios, tudo guiado por ritmos e melodias próprios", explica a professora.

 

Como participar
Com o sucesso da primeira edição, o projeto terá continuidade e será realizado mensalmente, de forma gratuita e aberta ao público, sempre em diferentes áreas verdes e espaços públicos de Erechim. Quem quiser participar das próximas vivências pode acompanhar o projeto pelo Instagram @thaisvirginia_ ou entrar em contato pelo telefone (54) 99965-2214. Para participar, basta ir com roupa confortável, levar água e estar disposto a conhecer essa arte. 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas