A 26ª Feira do Livro de Erechim, na tarde de quinta-feira (9), contou com uma celebração especial: os dois anos do projeto Café com Leitura, promovido pela Academia Erechinense de Letras (AEL). A cerimônia, conduzida pela atual presidente da entidade, Zeni Bearzi, enalteceu não apenas o aniversário do projeto, mas também o lançamento da obra coletiva “Estações da Alma”, resultado da Oficina de Escrita Criativa, realizada em 2024.
Zeni Bearzi iniciou o encontro com uma reflexão de Charles W. Eliot:
“Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.”
Em sua fala, a presidente da AEL ressaltou que o Café com Leitura, criado em 2023 pela então presidente Professora Dra. Helena Confortin, nasceu do amor à literatura e ganhou força com o apoio da comunidade. “O Café com Leitura se consolidou como um espaço mensal de valorização da literatura, reunindo leitores, escritores, artistas e entusiastas de todas as idades. É um braço comunitário da AEL, onde os livros se misturam ao calor do debate, à emoção da música e à força das artes”, afirmou Bearzi.
Em dois anos, o projeto já contabiliza mais de 60 participantes regulares.
O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, também esteve presente e parabenizou a Academia Erechinense de Letras e o Café com Leitura pelo trabalho realizado, afirmando que o sucesso da Feira é fruto do engajamento da população.
Um dos principais marcos de 2024 foi a Oficina de Escrita Criativa, que resultou na publicação do livro “Estações da Alma”, com contos de 21 autores locais. Durante a cerimônia, foram homenageadas pessoas fundamentais para a realização da obra, como a jornalista Marielise Ferreira, Mariangela Ferreira, responsável pela parte visual da coletânea, a idealizadora Helena Confortin e a coordenadora do projeto, Zeni Bearzi.
O evento também contou com uma intervenção literária das agentes do Sesc Erechim, Leidi Lis Barbieri e Fernanda Barbosa, que recitaram um poema criado especialmente para o Café com Leitura.
Encerrando a programação, a família Barcellos emocionou o público com uma apresentação musical repleta de sensibilidade. Na ocasião, a matriarca Heliete de Mattos de Barcellos também lançou sua obra “Mulheres no jardim secreto de Deus”. O tradicional “Parabéns a você” foi cantado com o acompanhamento do violão de Flávio Barcellos e da voz de Heliete.
O Café com Leitura segue com novos planos: oficinas temáticas, parcerias com escolas, saraus itinerantes e até a proposta de um festival literário estão sendo projetados.
Mais uma vez, o projeto comprova que a literatura segue viva onde há espaço para o encontro, o diálogo e a criação coletiva.