21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Transbrasiliana: em 100 dias o que parecia impossível, ganhou corpo

teste
Comissão regional foi criada formada por lideranças políticas e empresariais para alinhar discursos
Vereadores Clairton Balen e Márcia Balen com o deputado federal Paulo Pimenta que articulou a reuniã
Por Rodrigo Finardi
Foto Divulgação

Os vereadores Clairton Balen, de Erechim, e Márcia Balen Matté, presidente da Câmara de Vereadores de Aratiba, abraçaram a causa da Transbrasiliana (BR-153) — rodovia federal não asfaltada que liga Erechim a Passo Fundo.

No dia 27 de junho deste ano, eles organizaram e realizaram uma audiência pública em Erechim, que contou com a presença do deputado federal Paulo Pimenta (PT) e de representantes do DNIT, os quais repassaram informações sobre o andamento dos projetos. Dessa audiência pública, foram definidos os próximos passos para que a obra, aguardada há meio século, finalmente saia do papel.

Poucos dias depois, em 15 de julho, o deputado federal Paulo Pimenta, que participou da audiência, anunciou que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, havia publicado uma portaria aprovando o projeto executivo da BR-153, celebrado entre o DNIT e a empresa Rudra Engenharia, de Goiás. A portaria trata da elaboração de estudos e projetos básicos e executivos de engenharia para pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da rodovia.

No dia 23 de julho, após as notícias positivas e com a possibilidade real de execução da obra, uma reunião no Polo de Cultura, com a presença de lideranças políticas e empresariais, criou uma comissão regional para alinhar discursos e estratégias, além de acompanhar de perto cada movimento em torno do projeto.

Já na última semana de setembro, uma comitiva do Alto Uruguai foi recebida no Ministério dos Transportes, em agenda articulada pelo deputado Paulo Pimenta. Durante o encontro, o ministro Renan Filho foi direto e não deixou dúvidas: a obra pode entrar no Orçamento da União de 2026, com edital previsto para abril. No entanto, ele fez uma ressalva — a inclusão depende da união e do empenho dos 31 deputados federais e dos três senadores gaúchos. Somente com a Emenda de Bancada, o asfaltamento poderá se tornar realidade.

Desde então, as lideranças regionais vêm trabalhando intensamente para convencer os parlamentares gaúchos da importância dessa obra, que será apresentada oficialmente na próxima terça-feira, dia 14, em Brasília.

A mobilização, que ganhou força após a audiência pública de 27 de junho, chega aos 100 dias com resultados concretos — e o que antes parecia distante, agora está cada vez mais próximo de acontecer.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;