21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Política

Tortelli pede organização e unidade no Congresso Estadual dos Trabalhadores da Alimentação

teste
tortelli.JPG
Por Assessoria de imprensa
Foto Divulgação - assessoria de imprensa

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) participou, na noite desta quinta-feira (20), da abertura do XI Congresso Estadual dos Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Diante de centenas de dirigentes sindicais, o parlamentar destacou a importância da organização e da unidade para resistir ao conjunto de medidas contra a classe trabalhadora que está sendo imposto no país.

Tortelli alertou que os direitos de toda a classe trabalhadora estão ameaçados por um projeto governamental neoliberal, privatista e excludente, que deverá aumentar as desigualdades sociais do país, pois está comprometido apenas com os interesses da elite financeira e da classe patronal. “A PEC 241, a proposta de Reforma da Previdência e as mudanças que estão sendo planejadas para mudar a CLT são ataques aos direitos dos trabalhadores que não iremos permitir”, conclamou o deputado.

“A Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação tem a tradição histórica de não somente debater e enfrentar os problemas internos do setor, mas também preparar a categoria para os temas maiores, que envolvem toda a classe trabalhadora”, afirmou Altemir Tortelli. Segundo o parlamentar, a luta sindical se torna ainda mais importante no “grave momento” em que o País se encontra.

A atividade contou com a presença do senador Paulo Paim (PT), que reforçou a necessidade de resistência para barrar as propostas do Governo Temer “que pretendem apagar as conquistas trabalhistas”. Ele destacou a importância do engajamento dos dirigentes para uma greve geral, que está prevista para 11 de novembro, contrária às propostas de reformas que prejudicam o trabalhador e o aposentado.

Também participaram da abertura do Congresso o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo; presidente da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac-CUT), Siderlei de Oliveira; presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação (FTIA-RS), Valdemir Corrêa; entre outras lideranças sindicais. Esteve presente ainda o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Rogerio Fleischmann.

Considerado o evento máximo da categoria no Estado, o XI Congresso dos Trabalhadores da Alimentação do RS contou com a presença de cerca de 130 representantes de mais de 20 sindicatos do setor no RS. Realizado pela FTIA-RS, o evento segue até este sábado (22), com objetivo de proporcionar o debate sobre o movimento sindical, bem como deliberar sobre metas e estratégias para o enfrentamento dos desafios que se apresentam para a classe trabalhadora.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas

;