17°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Tecnologia

Implantação do nono dígito iniciou neste domingo

Aplicativos poderão auxiliar usuários na adição do algarismo a frente dos números de telefone

teste
Usuários já estão recebendo mensagens alertando sobre a atualização
Por Najaska Martins - najaska@jornalbomdia.com.br
Foto Najaska Martins

Aplicativos poderão auxiliar usuários na adição do algarismo a frente dos números de telefone

Inicia neste domingo (6) a implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o RS. A medida faz parte de um cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança consiste na adição do  número 9 (nove) a frente dos números atuais de telefones móveis.

A implantação seguirá até o dia 15 de novembro e as operadoras de celular já vêm informando usuários sobre a medida através de mensagens de texto. Conforme a Anatel, quem ligar de qualquer telefone - seja fixo ou móvel - para um telefone celular de estados em que já ocorreram sua implementação terá de acrescentar o 9 antes do número antigo para que a ligação seja completada.

A fim de facilitar a adaptação das redes e dos usuários, durante o período de implantação da mudança - que vai do dia 16 de novembro até 13 de fevereiro de 2017 – as ligações ainda serão completadas. A Anatel explica que ainda assim gradualmente haverá interceptações e o usuário receberá mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com 8 dígitos não serão mais completadas.

Conforme a Anatel, a medida tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para a telefonia celular. A Agência ressalta ainda que a mudança não tem custos aos usuários que serão os responsáveis por providenciar as alterações na agenda de contatos do telefone.

Para facilitar o trabalho de alteração de números na agenda de contatos, muitas operadoras já oferecem aplicativos que realizam o procedimento de adicionar o algarismo nove na frente dos números atuais. Além disso, diversos outros apps são capazes de fazer a mudança.

Sugestões de aplicativos:

9º Dígito TIM - (Android e iOS);

Embratel 9º dígito: Claro – (Android e iOS);

Vivo 9º dígito – (Android e iOS);

Oi 9º Dígito – (Android e iOS);

nonoDígito – (Android e iOS);

BR9 – (Windows Phone);

9Digitos – (Android e iOS);

9Digito – (Android e iOS)

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas