13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Especial

Turismo como propulsor do desenvolvimento

teste
Prefeito Alcir Grison
Por Izabel Seehaber e Ígor Müller
Foto Arquivo BD

“O município está em um ótimo momento”. Com essa afirmação o prefeito Alcir Grison, define a fase atual em Machadinho. Em entrevista ao Bom Dia, ele salientou as principais demandas de seu governo e as ações que estão sendo desenvolvidas.
Com uma população de seis mil habitantes, o município recebe muitos turistas e o resultado disso são R$ 20 milhões injetados na economia local, anualmente, o que já supera o orçamento municipal que gira em torno de R$ 18 milhões ao ano.

Demandas

Conforme o chefe do executivo, uma das principais demandas é o acesso asfáltico entre Maximiliano de Almeida e Pinhalzinho (ERS 126), o qual já está com a licença ambiental aprovada, e a pavimentação asfáltica da ERS 442 que liga o município a São José do Ouro (busca pela execução). Em função de que há um balneário de águas termais, que traz turistas de toda a região, seriam dois acessos essenciais para o desenvolvimento do município e da região. “Sabemos das dificuldades que o Estado tem para a realização dessas obras, contudo, estamos fazendo mobilizações junto a deputados e outras lideranças regionais para que essa obra seja colocada em prática. Do mesmo modo, estamos confiantes de que o Estado terá melhores condições e, com a venda das ações do Banrisul, das estatais e até mesmo com recursos oriundos do Pré-sal, haja condições de se investir em algumas obras”, destaca.

O Balneário possibilita emprego e recebe um público de toda a região, além de pessoas de outras regiões do País. “Enquanto observamos muitas localidades com uma situação de crise, Machadinho está em uma situação diferenciada, oportunizando geração de renda e trazendo mais conforto à comunidade. O município também chama a atenção de grandes investidores”, salienta.

Grison ressalta que o turismo é uma indústria limpa, praticamente sem impacto ambiental, e que está operando uma efetiva transformação na economia local, injetando recursos no comércio e permitindo o surgimento de novos negócios no município.

Educação

“A nossa administração está bastante preocupada com a área da educação e saúde. Hoje, fornecemos aos nossos estudantes 100% do transporte universitário, que é gratuito”, afirma.  

Segundo o prefeito, o município fez um investimento importante na educação, com a implantação do Sistema Positivo de Ensino, o que está trazendo qualidade ao processo de ensino-aprendizagem sendo oferecido para toda rede escolar municipal.  

Saúde

A área da saúde também está entre as prioridades da administração, e segundo o prefeito, o município tem um Pronto Atendimento de Urgência (Padu) com pleno atendimento à população. “Com um atendimento excelente por parte dos profissionais da área da saúde”, pontua. E, acrescenta, a administração pretende ampliar os investimentos porque saúde, educação e segurança são áreas fundamentais ao desenvolvimento do município.  

Segurança pública

Conforme Alcir, o município tem um bom relacionamento com a Brigada Militar, e o atual efetivo traz suporte para a segurança pública. “Na época de veraneio tem a Operação Golfinho que nos apoia e fornece segurança aos nossos munícipes e aos turistas que nos visitam”, acrescenta.

O prefeito aproveita para parabenizar o Jornal Bom Dia e agradece a parceria com o veículo de comunicação.

Publicidade

Blog dos Colunistas