0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

“Infraestrutura é um dos problemas da região”

“Acredito que temos um potencial muito grande no turismo, mas tem que ser um trabalho conjunto”, diz
Por Ígor Dalla Rosa Müller
Foto Arquivo BD

O município tem 6,5 mil habitantes e seis mil eleitores. Segundo o prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, a gestão atual tem o compromisso de fazer investimentos em saúde e agricultura. “Como a base de nossa produção é o pequeno agricultor, estamos estimulando no município a agroecologia”, diz.

Gestão pública

Granzotto afirma que o poder público tem o dever de observar o passado, estar firme no presente e projetar o futuro. “O poder público tem que perceber as tendências para fazer projetos de médio e longo prazo. O interesse público não tem a sua eficácia no particular. Pensando no coletivo tem grandes armas para elaborar as políticas públicas. E se olhar só para o presente não consegue fazer política pública”, diz.

Conforme o prefeito, Aratiba está fazendo investimentos com o objetivo de que eles retornem como receita para compensar no futuro a perda dos recursos da barragem. Um deles, que já está em andamento, é o asfaltamento da ERS 420 que liga Aratiba (RS) a Itá (SC). São 17 quilômetros que irão trazer reflexos no turismo e no transporte de cargas.

Ele ressalta que um dos problemas da região é a logística, já que o Alto Uruguai tem 11 municípios sem acesso asfáltico. “Isso é um problema muito grave para desenvolver a região. É indigno para o nosso povo um município não ter acesso asfáltico”, afirma.Conforme o prefeito, uma estratégia para combater a crise e retomar o desenvolvimento da região é investir em agroecologia, infraestrutura e turismo da região. “Acredito que temos um potencial muito grande no turismo, mas tem que ser um trabalho conjunto”, diz. Segundo Granzotto, é preciso investir na vocação do município ou da região para assim conseguir crescer.

Agricultura  

O prefeito explica que a agricultura de Aratiba está em transformação, a produção não diminuiu, mas concentrou. “Nosso grande projeto oportuniza a produção de alimentos orgânicos. É um processo longo, os resultados não acontecem de uma hora para outra. É uma visão de futuro para incentivar a nossa agricultura familiar”, afirma.

Internet

Aratiba tem um grande projeto de Internet com fibra ótica, que já está sendo implantado em 39 distritos do município e nas residências do interior. “É a primeira cidade do país que está integrando todas as comunidades rurais com fibra ótica, com telefone fixo, televisão e vídeo monitoramento. Um estímulo para manter o jovem no campo e fazer as transformações na base produtiva, segurando o jovem e modernizando a atividade”, diz o prefeito.

Publicidade

Blog dos Colunistas