0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

‘Devemos executar o Plano de Desenvolvimento do Norte RS 2015-2030’

Por Salus Loch
Foto Arquivo BD

O presidente do Credenor, Paulo Sponchiado, não tem dúvidas quanto ao que deve ser feito quando o assunto é o futuro da região Norte do Rio Grande do Sul. ‘Precisamos executar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Norte RS 2015-2030’, assevera o dirigente. Elaborado pelo Credenor e entidades parceiras, o estudo – lançado em 2017 – foi construído observando aspectos de caráter técnico-científico da região, explica Sponchiado.

Potencialidades e desafios

Entre estes elementos, estão, por exemplo, análises quanto às forças internas, limitações e oportunidades que podem surgir de novos horizontes oferecidos pelo mundo exterior ou por inovações introduzidas e não tendenciais, levando em consideração áreas como o agronegócio, logística, educação, saúde, segurança, habitação, cultura e inclusão social. Riscos e ameaças também foram identificados. Desta forma, diz, foi possível visualizar potencialidades/desafios e selecionar um conjunto de prioridades, resume o presidente.


Priorizar ações estratégicas

Para Paulo Sponchiado, porém, de nada adianta um bom arsenal de dados, orientações e um diagnóstico bem elaborado, sem que a comunidade regional priorize ações estratégicas. ‘Devemos mobilizar nossas lideranças para que, de fato, atuem engajadas na resolução das prioridades pré-estabelecidas’, completa.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas