14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

PIX: a nova solução para pagamentos instantâneos

Gregori Trentin
Por Gregori Trentin
Foto Divulgação

“Em linhas gerais, podemos definir o PIX como uma nova ferramenta de pagamentos instantâneos que tem como proposta tornar mais ágil as transferências de dinheiro entre dois agentes. ”

Mas, afinal, o que diferencia o PIX das formas de transferência de valores já praticadas pelas instituições bancárias? A seguir, mostramos alguns dos diferenciais desse novo recurso.

Valor cobrados por transação

O custo do PIX será de R$ 0,01 a cada 10 transações. Esse valor é bem inferior ao cobrado por operações feitas mediante TED ou DOC.

Tempo da transferência

“Com o PIX, a transferência de valores ocorre em até 10 segundos. Portanto, bem mais rápido do que as transferências feitas por TED (até 1 hora) ou por DOC (1 dia útil).”

Limite de valores

Ao contrário do DOC, o PIX não terá limite de valores. Os usuários poderão transferir quantias superiores a R$ 5 mil de maneira instantânea, sendo essa uma alternativa ao TED.

Notificações

Pagadores e recebedores que utilizam o PIX recebem notificações confirmando as transferências ou avisando sobre possíveis problemas. Nos casos de operações de DOC e TED, as partes não são notificadas.

Integração com internet banking e carteira digital

Os usuários de internet bankings e os clientes de fintechs terão acesso ao PIX, haja vista que essa solução deve ser integrada a plataformas e apps de bancos e fintechs

Agora que você já sabe o que é o PIX e como ele funciona, podemos explicar como podem ser realizados os pagamentos pelo PIX. Isso pode ser feito de 3 formas distintas QR Code , NFC ou Chaves.

Poderão ser realizados pagamentos em diversas situações ex: entre pessoas físicas, jurídicas e governo, de qualquer um para qualquer um.

 

PIX: estímulo à inovação e foco na experiência do cliente

Para concluir, podemos dizer que essa tecnologia veio para ficar. Nesse novo contexto, as empresas do segmento de soluções de pagamento deverão buscar formas de inovar seus produtos para se manter vivas no mercado.

Essa busca constante por inovação fará com que a experiência dos usuários de serviços bancários melhore a cada dia, trazendo mais praticidade e rapidez para as operações financeiras.

Quer saber mais? Assista nosso vídeo completo sobre o assunto

https://www.youtube.com/prosperatecnologia

 

CEO da Prospera Tecnologia

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas