21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Opinião

Vamos levantar a Bandeira Branca?

teste
Colaboradores do Hospital de Caridade de Erechim
Por Rudinei Lolatto (Parapsicólogo Clínico e Psicanalista
Foto Divulgação

UTIs lotadas. Profissionais da saúde estão cansados e/ou esgotados. Autoridades de saúde se vendo aos tombos para tomar as melhores decisões em vista do bem da população, visto que a pandemia não traz consigo um manual de instruções.

A vacina que demora para chegar à população. A pandemia está aí a todo vapor. Quando se acreditava que 2021 seria um ano diferente de 2020, pois é, está aí a realidade e, ao que me parece, estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia. Em meio a toda essa realidade que gera insegurança, angústia, estresse, transtornos mentais, percebemos o valor da vida e, ao mesmo tempo, a brevidade dela. Vale aquela máxima: "A VIDA ESTÁ POR UM FIO"!

A pandemia expôs o quanto somos humanos e todos, de qualquer forma, corremos riscos. Chegamos no limite. Todo estado do RS em bandeira preta. Que tal levantarmos bandeiras pretas para outras situações, alertando-nos de que precisamos nos cuidar, nos proteger, nos ajudar, sermos mais fraternos...

Cada um pode levantar a bandeira preta para isso, sem esperar que alguma autoridade tenha que colocar limite para tais finalidades. Falo em colocarmos limites (bandeira preta) à violência, ao ódio, à intolerância, seja ela de qualquer ordem, ao desrespeito e assim segue a lista...

O limite não é negativo em si, ao contrário, nos alerta à mudança e que, caso ultrapassarmos o sinal, nos indica que haverá perigos ainda maiores. O limite é para ser respeitado.

Se foi necessário a bandeira preta, arriscaria em dizer que ainda não AMADURECEMOS o suficiente em relação à gravidade da pandemia e, consequentemente, à necessidade do CUIDADO.

Isso indica, portanto, que precisamos, enquanto humanidade, amadurecermos mais e nos cuidarmos mais. Então, muito mais do que nos assustarmos e/ou nos desesperarmos com a bandeira preta, devemos, sim, assumi-la e respeitá-la. Se cada fizer a sua parte, creio que logo aí na frente, quiçá, poderemos levantar a BANDEIRA BRANCA. Vamos nessa!!!


Texto de Rudinei Lolatto (Parapsicólogo Clínico e Psicanalista) publicado nas redes sociais pela colaboradora do Hospital de Caridade de Erechim, Rafaela Saccomori Bernardon

 

.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;