13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Região

Fortes chuvas causam alagamentos no Alto Uruguai

Foram registrados aumento nos níveis dos rios, obstruções de vias e invasão de água em residências

teste
Nível do Rio Erechim subiu após as chuvas dos últimos dias
Algumas lavouras de Ponte Preta foram prejudicadas pela água
Várias casas foram alagadas em Erechim
Chuva também provocou danos em estruturas
Por Alan Dias e Vicente Giesel Hollas jornalismo@jornalbomdia.com.br
Foto Defesa Civil/Erechim; Divulgação

As chuvas registradas em toda a região norte do Rio Grande do Sul no último final de semana, apesar de terem sido volumosas e intensas, não geraram tantos prejuízos quanto os últimos temporais que atingiram a nossa região, nos meses de março e abril.

Os municípios relataram, sobretudo, alagamentos e danos nas estradas vicinais (de terra), principalmente nos perímetros rurais. As áreas próximas aos rios da região, como o Rio Erechim e o Rio Jupirangaba, compreendidas por municípios como Barão de Cotegipe, Ponte Preta e Jacutinga, também foram afetadas pelas fortes chuvas. Já em Erechim, várias ocorrências foram atendidas no domingo (29), data em que a chuva invadiu casas e impediu o trânsito em algumas localidades do município.

Rios, estradas e lavouras

O prefeito de Jacutinga, Beto Bordin (PP), salientou que as águas do Rio Erechim — nas proximidades de trecho da ERS-211 no município — subiram bastante, porém não chegaram a atingir e alagar a rodovia. Por outro lado, o gestor disse que o volume das chuvas causou grande acúmulo de água em algumas lavouras próximas à via, além da cheia das nascentes. Por consequência, a água chegou a adentrar à estrada e causar alagamentos em determinados trechos.

Já o prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli (PT), frisou que a administração municipal tem realizado diversas ações para minimizar o impacto das enchentes, que desta vez causaram danos apenas em algumas lavouras locais e em estradas do interior do município. De acordo com ele, há pouco tempo, precipitações do mesmo porte que a registrada neste final de semana causavam muito mais prejuízos ao município.

Entre os trabalhos, Griseli diz que foi implementada uma tubulação para facilitar o escoamento da água que atinge o centro da cidade em dias de chuva, além da criação de galerias em uma ponte para melhorar a vazão. Ações de limpeza do Rio Jupirangaba e de uma sanga local também foram realizadas. Segundo o prefeito, os serviços contribuíram significativamente para diminuir os impactos negativos das enchentes, que desta vez não adentraram em nenhuma residência.

Erechim

A Defesa Civil Municipal e a Força Voluntária Alto Uruguai atenderam pelo menos 27 ocorrências no domingo (29), em Erechim, para amenizar os problemas provocados pela chuva que caiu em grande quantidade durante toda a madrugada e parte do dia. Além das duas entidades, que trabalharam com cinco equipes, o Corpo de Bombeiros Militar também atuou em atendimentos à população.

Conforme o coordenador da Defesa Civil em Erechim, Ronaldo Manica, o bairro Horizonte foi um dos mais atingidos, com a água invadindo casas e a queda de um muro. Ainda foram registrados alagamentos nos bairros Novo Atlântico, Progresso, Petit Village e Loteamento Cotrel.

Na Avenida Tiradentes, altura do Loteamento Zaffari, a água cobriu a via e o trânsito precisou ser interrompido. Na comunidade do Rio Tigre algumas ruas foram invadidas pela água.

As equipes de Pronta Resposta também distribuíram lonas, realizaram o corte de árvores, monitoraram a situação no interior do município, onde alguns rios saíram do leito e trabalharam na desobstrução da ERS 420, devido a deslizamento de terra e árvores em um trecho.

Mais chuva

Conforme Manica, “a previsão inicial que nós temos é de que a partir de amanhã (31) volte a chover na região, com o tempo instável podendo durar até o final de semana, mas a previsão ainda pode mudar”.

O coordenador conta que pontos com risco de deslizamentos seguem sendo monitorados pela Defesa Civil e que nas ocorrências atendidas no domingo não houve feridos ou pessoas desalojadas.

Cemaden

Segundo informações do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em 72 horas (até às 16h25min de domingo) choveu em Erechim:

Centro: 130,4 mm

Bairro Cristo Rei: 160 mm

Bairro Paio Grande:  160,4 mm

Bairro Atlântico: 126,3 mm

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas