13°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Opinião

Rinha ou briga de galo

Uma prática proibida há 80 anos no Brasil (Parte III)

teste
Apetrechos utilizados na rinha de galo
Rinha de galo
Por Jandir Chiaparini

Na foto, apetrechos e drogas para animais de rinha, em foto cedida pela Patrulha Ambiental (Patram) de Erechim - RS em janeiro de 2022.

A Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605 de fevereiro de 1998, estabelece no seu Art. 32 que ao “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 1º - A - Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020).

§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal. Qualquer ato de maus-tratos é crime, e isso será utilizado para punir os infratores.

A pena aos condenados inclui cinco anos de prisão, pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais. ”

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas