21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

O sonho de ser mãe

Ivete Steffens Mattia fala com orgulho sobre as suas filhas Fabiane e Aline e a importância da valorização do carinho e amor na família

teste
Ivete e a família
Por Gabriela de Freitas
Foto Arquivo Pessoal

Ser mãe é uma experiência transformadora, exige coragem, amor e perseverança. É doar-se para o outro sem esperar nada em troca, além do afeto. Ser mãe é mostrar os caminhos e compreender as diferenças. Ser mãe é um eterno aprendizado.

O sonho de ser mãe sempre fez parte da vida de Ivete Rosa Steffens Mattia, 56 anos, moradora do município de Três Arroios. Ela é mãe de Fabiane (29) e Aline (23).

Formar uma família

Casada há quase 37 anos, há um ano e meio a família se mudou para o município, anteriormente residiam na comunidade de Cerro Alegre, interior de Três Arroios. O casal queria muito ter filhos, conseguiram após oito anos de casados com tratamento médico do marido.

“A gente lutou, não foi fácil, queríamos formar uma família, depois de oito anos quando conseguimos a primeira gestação, sofri um aborto e após isso tivemos a Fabiane, a minha filha mais velha.

Sempre tivemos esperança e nunca desistimos até conseguirmos”, relata Ivete.

A construção de um lar

Ivete conta sobre os desafios e as dificuldades, a família batalhou muito para poder constituir um lar e cuidar da lida no campo. Ela e o marido eram plantadores de fumo, dependiam das atividades agrícolas para o seu sustento.

Atualmente, a mãe é aposentada, dona de casa e cuida da filha mais nova, Aline que tem necessidades especiais e fica a maior parte do tempo com Ivete. “No começo não foi fácil, foi uma experiência nova para todos nós, no início parecia que não ia ser verdade o que os médicos nos falavam, mas fomos nos acostumando e hoje ela é a nossa alegria. Ela é a filha que nos dá muito carinho e amor. Temos muito orgulho dela”, conta a mãe.

Elas são muito unidas, realizam os afazeres de casa, participam de diversas ações sociais e voluntárias, inclusive praticam hidroginástica juntas. Ivete e Aline fazem parte do Grupo de Voluntários “Amigos da Praça” que tem como objetivo o cuidado de jardins em espaços públicos. Ao falar sobre a preferência das flores, Aline conta que ela gosta de suculentas e a mãe adora orquídeas, que elas cultivam em casa. Outro hobby da família é o de se reunir para jogar canastra.

O crescimento das filhas

A vinda da família do interior para a cidade teve como propósito a facilidade de Aline poder participar dessas atividades, ter contato com outras pessoas e o deslocamento fosse mais flexível para a sua realização. Durante a semana, Aline participa de oficinas no CRAS, em Três Arroios

Fabiane se formou em Ciências Contábeis, hoje trabalha em uma empresa de grãos, em Erechim. “Quando a Fabi saiu de casa para iniciar os seus estudos tinha quase 17 anos, achamos que a adaptação fora de casa seria difícil, pois ela sempre foi muito apegada a família. Ela nunca deixou de nos ajudar até hoje. Temos muito orgulho dela conseguir ter concluído seus estudos e ser a pessoa que é hoje”, menciona Ivete.

Ao falar sobre a mãe, Fabiane sorri e responde: “Eu acho que a minha mãe é o meu maior exemplo, ela sempre vê o lado bom das coisas, o lado bom de tudo. Ela é a minha maior incentivadora para que eu nunca desista dos meus sonhos, mesmo que nem sempre as coisas ocorram como esperamos não devemos desistir e seguir em frente. Eu tenho muito orgulho dela, ela sempre batalhou para dar o melhor para mim e a minha irmã e eu a amo muito, muito, muito”.

“Mãe é carinho, paz, amor e felicidade! Eu gosto muito dela”, complementa Aline.

O legado de mãe

Um dos ensinamentos que Ivete passa para suas filhas é sobre a empatia e a importância de se ajudar o próximo. “Nós temos três palavras que nos definem: amor, carinho e paciência, pois temos que ter amor e carinho pela família e paciência para sabermos lidar com as nossas diferenças. São as palavras fundamentais para mim ao ser mãe”.

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas