21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

Exemplo de liderança feminina

Da docência à gestão pública: o percurso inspirador de Luciana Ongaratto Pan

teste
Luciana Ongaratto Pan ao lado dos filhos Mateus Ongaratto Pan, Paola Ongaratto Pan, Pamela Ongaratto
Por Vivian Mattos
Foto Arquivo pessoal

A política não era um caminho planejado, mas acabou se tornando parte da vida de Luciana Ongaratto Pan. Em 2008, ela aceitou o desafio de ser candidata a vereadora de Barra do Rio Azul, ficando como suplente. "Eu já tinha uma filiação partidária e, dentro do partido, surgiu o convite para representar minha comunidade do interior. Na época, nem pensei muito, apenas aceitei o desafio", relembra Luciana.

 

Trajetória

A trajetória de Luciana sempre esteve ligada à educação. Como professora, ela atuou na formação de gerações, compartilhando conhecimento e incentivando o crescimento de seus alunos. Foi essa dedicação à área que a levou a um novo desafio. Em 2009, Luciana recebeu o convite para assumir a Secretaria de Educação, marcando o começo de um trabalho comprometido com o desenvolvimento do município. Desde então, sua atuação tem sido voltada para a administração, organização e participação no desenvolvimento de projetos que impactam diretamente a comunidade barra-azulense.

 

Um novo desafio

A entrada do marido na política foi um processo inesperado. O nome de Airton Pan surgiu para concorrer nas eleições de 2024 como candidato a vice-prefeito de Barra do Rio Azul e, com o apoio de Luciana, ele aceitou o desafio. "No início, minha participação foi mais no apoio. Como ele trabalhava na agricultura, teve que se adaptar a uma rotina completamente nova, visitando famílias e participando da campanha. Lembro que ele chegava em casa muito cansado, e eu o incentivava a seguir em frente", conta.

Nos últimos anos, especialmente nos últimos quatro, Luciana esteve fortemente envolvida com a gestão. Ela admite que, no início, sentiu certa preocupação sobre como seria a rotina como primeira-dama, mas destaca que a transição tem sido tranquila e sem grandes mudanças.

 

Dia da Mulher

Mãe jovem e determinada a conquistar a sua formação superior, Luciana enfrentou diversas adversidades, mas nunca desistiu de seus sonhos. "Mesmo com os meus filhos pequenos e com tantas dificuldades, sempre busquei ver o melhor em cada situação", diz ela.

Para ela, ser mulher é ter coragem de ser forte quando necessário, mas também é entender a importância da gentileza, da delicadeza e da companhia. “Hoje, com a maturidade, vejo que ser mulher é se permitir também ser cuidada, ser olhada com carinho”, completa.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas