21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Especial

“Minha essência é a Biologia”

De servidora pública a empreendedora, Jonia Celi é a prova que sonhos de infância podem se tornar realidade

teste
A Biologia faz parte da essência de Jonia Celi.
Além de bióloga, Jonia Celi já atuou como vereadora de Ponte Preta.
A família é um dos seus principais alicerces.
Embora não deseje atuar diretamente na prefeitura, Jonia Celi está presente nas conquistas do municí
Por Vivian Mattos
Foto Arquivo pessoal

Desde a infância, Jonia Celi sonhava em se tornar bióloga. Com determinação e esforço, concretizou esse objetivo em 2005 ao se formar em Biologia pela URI Erechim. Desde então, construiu uma carreira marcada por conquistas e dedicação à área ambiental, transformando seu sonho em realidade profissional.

 

O início de um sonho

Jonia iniciou sua trajetória profissional como funcionária pública na Prefeitura de Ponte Preta. Durante a graduação, participou de diversos cursos e formações voltados à área ambiental, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Em 2008, ao lado do esposo, Josiel Fernando Griseli, também servidor público, decidiu empreender. O casal fundou sua própria empresa e, inicialmente, dividia o novo desafio com suas funções no serviço público, atuando nos fins de semana e feriados. Em 2009, Jonia optou por se dedicar integralmente ao negócio, enquanto Josiel seguiu o mesmo caminho em 2021.

 

O caminho na política

Ao pensar sobre seu ingresso na política, ela conta que seu esposo, Josiel Griseli, sempre brinca dizendo que, na verdade, quem entrou na política primeiro foi ela. Em 2012, Jonia se candidatou a vereadora e foi eleita para um mandato de quatro anos. “Já conhecia o funcionamento da Câmara de Vereadores, pois havia trabalhado como secretária e, posteriormente, na Prefeitura de Ponte Preta. Então, a experiência contribuiu para minha atuação no Legislativo”, destaca.

 

Um trabalho em sintonia

Ao fim de seu mandato de vereadora, Josiel se candidatou a vice-prefeito e, posteriormente, foi eleito prefeito, sendo reeleito no cargo. Jonia relembra que, no início, o casal hesitou sobre o ingresso dele na política, pois a empresa estava em plena expansão. Além disso, quando ela finalizou seu mandato no legislativo, estava grávida do primeiro filho; já durante a posse de Josiel como vice-prefeito, esperava o segundo.

Apesar dos desafios, a sintonia entre os dois é constante. Mesmo sem atuar diretamente na administração municipal, Jonia participa de debates e discute projetos para o desenvolvimento de Ponte Preta. A pauta ambiental, que sempre foi sua área de atuação, também faz parte do trabalho da gestão municipal, refletindo em investimentos como a aquisição de um carro elétrico, a instalação de placas solares nos prédios públicos, projetos de desassoreamento, arborização urbana e preservação de fontes.

Apesar da proximidade com a administração municipal, Jonia nunca cogitou ocupar um cargo na gestão. “Minha essência é a Biologia. Sem meu trabalho e minha formação, eu não seria nada. Amo o que faço, e isso me dignifica. Uma das maiores alegrias da minha vida foi me formar na faculdade que sempre sonhei e exercer a profissão que tanto amo. Desde que Josiel assumiu a Prefeitura, mantivemos uma posição firme: nunca considerei deixar minha empresa para atuar na gestão municipal. Meu foco sempre foi e continua sendo meu trabalho”, enfatiza.

 

Equilíbrio

A partir de uma rotina equilibrada, Jonia divide seu tempo entre a administração da empresa ao lado de Josiel Griseli, a atuação nos aviários da família, a criação dos filhos e o cumprimento de suas responsabilidades como primeira-dama, representando o município.

 

Dia da Mulher

Para Jonia, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica por igualdade de gênero. Ao longo dos anos, as mulheres têm conquistado espaço no mercado de trabalho, liderando empresas e ocupando cargos na administração pública. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer.

“Minha mensagem às mulheres é que nunca desistam de lutar. Ainda enfrentamos desafios diários, tanto no setor empresarial quanto no público. Precisamos continuar buscando nossa independência e nosso lugar na sociedade. A luta por igualdade não pode parar”, conclui Jonia Celi.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas