O músico erechinense João Vicente de Lima Cervo, 32 anos, está entre os 20 finalistas do 1º Festival Regional de Música Autoral, que acontece no município de Marau (RS), no dia 17 de agosto de 2025. A iniciativa, que conta com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), vai distribuir mais de R$ 30 mil em prêmios e reunirá artistas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul.
João Vicente, que iniciou sua trajetória musical como baterista em projetos autorais aos 13 anos, agora dá os primeiros passos em carreira solo. Ele conta que a composição que o levou à final surgiu em 2021, em meio às transformações pessoais e coletivas provocadas pela pandemia. “A música nasceu logo após o fim de um relacionamento. Era um período de muitas dúvidas e dificuldades, que acabou se refletindo na canção”, explica.
A participação no festival veio por incentivo de amigos. “Fiquei atento às inscrições e, felizmente, deu tudo certo. Estar entre os finalistas me trouxe uma alegria imensa, ainda mais representando Erechim em um evento que abrange o estado inteiro”, relata. Para João, estar no palco com sua música autoral é mais do que uma conquista. “É aquele gás que eu precisava, um sinal de que estou no caminho certo.”
A canção selecionada é descrita pelo artista como simples e com um “balanço interessante”. Apesar de tratar de temas delicados, como os desafios dos relacionamentos, ela carrega uma energia positiva. “O groove transmite paz, e isso é algo que aprecio muito nas músicas que escuto e componho.”
Inspirado por diversos gêneros — como rock, R&B, soul, reggae, pop, samba rock, rap e hip hop —, João acredita que suas composições refletem suas vivências e preferências. “Costumo dizer que sou um receptor das mensagens que a música propõe. Tento transformá-las em algo que possa inspirar e ajudar outras pessoas.”
Além da participação no festival, o artista prepara o lançamento oficial da canção apresentada, gravada no estúdio JBS. Ele também trabalha em um EP com quatro faixas, que está em fase final de produção. “Logo tudo estará nas plataformas digitais. Por enquanto, compartilho o processo criativo no meu Instagram: @vicente.musiccc”, adianta.
Para João Vicente, o festival representa uma vitrine importante para artistas do interior. “A maioria dos selecionados vem de cidades maiores como Porto Alegre e Passo Fundo, mas o evento abre espaço para todos. É uma grande oportunidade de exposição e também de troca com outros músicos.”
O 1º Festival Regional de Música Autoral será um momento de valorização da produção independente e revelação de novos talentos. A etapa final com apresentações ao vivo será realizada no Teatro Municipal de Marau. Mais informações sobre o festival podem ser acompanhadas pelas redes sociais oficiais do evento.