21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim 101 anos

Secretaria de Cultura: “A arte desperta o sentimento de pertencimento”

teste
Leandro Basso
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

A autoestima de um município é estimulada por diversas dimensões, entres elas, as culturais que revelam os valores, hábitos e costumes da população. Neste sentido, além de incentivar a realização de projetos, é preciso potencializar a formação dos artistas. A opinião é do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Leandro Basso.  

“A cultura teve um avanço significativo com a criação do Conselho, Plano e Fundo da Cultura. Atualmente temos diversos projetos culturais, com três importantes festivais, tais como o Festival Estadual de Teatro Contudo, mas sentimos a necessidade de ampliar os espaços de formação, qualificação e descentralização da cultura. Para isso, estamos criando um programa comunitário, envolvendo seminários e oficinas de qualificação dos artistas”, argumentou Basso.

Neste cenário, é preciso criar contextos possíveis para a gestão das atividades. “A perspectiva que se abre, exige dos artistas desempenho neste campo, ou seja, é fundamental que, para além da técnica e talento artístico, seja desenvolvido um modelo de gestão que contemple as questões formais no universo empreendedor. Para desenvolver essas habilidades, criamos oficinas e atividades para ensinar modelos de organizações de projetos culturais”, pontuou.

Para o secretário, estimular a cultura é uma forma de o poder público criar as condições para que a memória, o talento, a emoção e, sobretudo, a sensibilidade a tudo que diz respeito à comunidade sejam vistas como exercício de pertencimento. “A cultura é capaz de fazer com que nos enxergamos melhor, reconhecendo com maior riqueza o outro e por consequência o local onde vivemos”, concluiu Basso.

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas